domingo, 14 de junho de 2015

Pensamento comercial D-M-D ou M-D-M?

QUAL SEU PENSAMENTO COMERCIAL? D-M-D OU M-D-M? OU OUTRA?
(Reflexão minha antes da citação e depois da citação).
 
A organização comercial vigente, não só no comércio mas nas pessoas que integram o sistema atual mostram seu objetivo na relação D-M-D (Ter dinheiro, para comprar uma Mercadoria e ter mais Dinheiro). Embora a grande massa da população não consiga exatamente aplicar esta razão por não ter dinheiro no início do processo nem tampouco é dono dos meios de produção. Numa outra visão que não é vigente em nossa sociedade a organização seria M-D-M (Ter mercadoria, conseguir dinheiro, para ter outra Mercadoria) assim, garantindo as necessidades pessoais e humanas de ter acesso aos bens de consumo, como ultimo fator à mercadoria em si e não o dinheiro. Que tal ler a citação e ver qual visão você tem?

"Na forma M-D-M, vender para comprar, em que o valor de uso e, portanto, a satisfação das necessidades é o fim último, não se encontra imediatamente na forma e mesma a condição de sua renovação, depois de transcorrido o processo. Por meio do dinheiro, a mercadoria foi trocada por outra mercadoria que, agora como valor de uso, sai do mercado. Com isso, o movimento está no fim.
Ao contrário na forma D-M-D, já está contido na simples forma de seu movimento que não há fim no movimento, como o dinheiro - a riqueza abstrata, o valor de troca - é o ponto de partidado movimento, e a sua multiplicação é a finalidade - pois o resultado e o ponto de partida são qualitativamente a mesma coisa, a saber, uma quantia de dinheiro ou de valor na qual, tal como no início do processo, sua limitação quantitativa reaparece como barreira a seu conceito universal - , pois o valor de troca ou o dinheiro corresponde tanto mais a seu conceito quanto a sua quantidade é aumentada - (o dinheiro como tal é intercambiável com todas as riquezas, todas as mercadorias, mas a medida em que ele é intercambiável depende de sua própria medida ou grandeza de valor) - a autovalorização permanece atividade necessária tanto para o dinheiro que sai do processo, quanto para aquele que o inaugurou - assim, como o fim do movimento, também já está dado o princípio de seu recomeço. Ele chega novamente ao fim como aquilo que era no início, como pressuposto do mesmo movimento sob a mesma forma. Isso é o que esse movimento tem em comum com o entesouramento: essa absoluta pulsão de enriquecimento, de apoderar-se da riqueza em sua forma geral." MARX, Karl: Zur Kritik Der Politischen Ökonomie. 1861-1863.


Ao que me parece, a visão D-M-D é um ciclo vicioso inacabável, que transforma o objetivo humano em objetivo financeiro, no qual você sempre está lutando por ter algo que seu valor é subjetivo, um valor abstrato no qual não representa as necessidades humanas imediatas, já que o objetivo inicial é o objetivo final, ou seja, o dinheiro. Transformando toda e qualquer relação em interesse financeiro. O qual você troca a essência humana por moeda, que é intercambiável e com valor de troca inconstante. Já a visão M-D-M nos aproxima do pensamento essencialista, na qual o motor é o bem-estar, é o satisfazer as necessidades humanas e pessoais, algo não obcecado por um valor abstrato nem intercambiável, o qual vai representar valor de uso não valor de trocas. Embora, para ter um modelo M-D-M temos de ter consciência da essência para não querermos mercadorias por tê-las, ou seja, não ter a visão D-M-D distorcida dentro de outro processo totalmente oposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinioes & Opiniões 3

Após alguns anos, retorno para redigir um terceiro texto sobre Opiniões. O que me motivou foi uma série de interações que tive na internet, ...