domingo, 19 de junho de 2016

Análise da música "Man in the mirror" de Michael Jackson



Quando discursos desumanos e de ódio estão em voga, a autocrítica é necessária. A análise da música Man in the Mirror de Michael Jackson é muito pertinente para observarmos o mensagem que ela transmite.





Man in the Mirror (letra original) / Homem no Espelho

[1] Eu vou fazer uma mudança
De uma vez em minha vida
Vai fazer muito bem
Vou fazer uma diferença
Vou fazer isso direito

[2] Enquanto eu dobro a gola
Do meu casaco de inverno favorito
Este vento está golpeando minha mente
Eu vejo as crianças nas ruas
Sem o suficiente para comer
Quem sou eu para estar cego
Fingindo não perceber suas necessidades?

[3] Um verão ignorado
Um gargalo de garrafa quebrada
E a alma de um homem
Eles seguem uns aos outros no vento, você sabe
Porque eles não tem pra onde ir
É por isto que eu quero que você saiba

[4] Eu estou começando com o homem no espelho
Estou lhe pedindo que mude suas maneiras
E nenhuma mensagem poderia ser mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça essa mudança
Eu tenho sido vítima de um tipo de amor egoísta
Está na hora de eu compreender
Que tem gente em casa
Sem nenhum centavo para emprestar

[5] Eu seria eu mesmo
Se fingisse que eles não estão sozinhos?
Um salgueiro profundamente arranhado
Alguém com o coração partido
E um sonho deixado para trás
Eles seguem o rumo do vento, você vê
Porque eles não tem lugar pra ficar
É por isso que estou começando comigo

[6] Eu estou começando com o homem no espelho (oh!)
Estou lhe pedindo que mude suas maneiras (oh!)
E nenhuma mensagem poderia ser mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça essa mudança

[7] Eu estou começando com o homem no espelho (oh!)
Estou lhe pedindo que mude suas maneiras (oh!)
E nenhuma mensagem poderia ser mais clara
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça essa mudança

[8] Eu estou começando com o homem no espelho
(Homem no espelho - oh, sim!)
Estou lhe pedindo que mude seus modos (é melhor mudar!)
E nenhuma mensagem poderia ser mais clara
(Se você quer fazer do mundo um lugar melhor)
(Olhe para si mesmo e faça a mudança)

[9] (Você tem de fazer o bem, enquanto tem tempo)
(Porque quando você fecha seu coração)
(Você não pode fechar sua, sua mente!)
(Então você fecha sua mente!)

[10] Aquele homem, aquele homem, aquele homem
Com o homem no espelho
(Homem do espelho, oh, sim!)
Aquele homem, aquele homem, aquele homem
Estou lhe exigindo que mude seus modos (é melhor mudar!)
Você sabe aquele homem
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Olhe para si mesmo e faça essa mudança

[11] Eu vou fazer essa mudança
Vai fazer muito bem!
Vamos! (mude)
Apenas levante-se, você sabe
Você tem que parar com isso, você mesmo!
(Sim! Faça essa mudança!)

[12] Eu vou fazer essa mudança, hoje!
(Homem no espelho)
Você não pode abandonar a si mesmo, irmão!
(Sim! - faça a mudança!)
Você sabe, eu preciso compreender
Aquele homem, aquele homem (homem no espelho)
Você precisa, você precisa se mexer!

[13] Vamos! Vamos! você tem de
Levantar-se! Levantar-se! levantar-se!
(Sim! - faça aquela mudança)
Levante-se e ajude a si mesmo, agora!
(Homem no espelho)
(Sim! Faça essa mudança!)
Vou fazer essa mudança
Vamos! (homem no espelho)
Você sabe! Você sabe como!
Você sabe! Você sabe como!
(Mude) faça aquela mudança

A análise

A análise é necessária e deve ser compartilhada para que seja percebida a mensagem crítica feita por Michael Jackson nesta excelente música. Talvez nem análise precisaria tendo em vista que ele próprio diz: "e nenhuma mensagem poderia ser mais clara" [4].  Porém, muitos estão fechados a compreender a crítica feita por ele. 

No início da composição percebemos que o eu-lírico de Michael Jackson afirma que vai fazer uma mudança em sua vida, e que pretende fazer ela muito bem, é uma música que volta-se ao indivíduo, o eu-lírico, mas nem por isso ele deixa de pensar no coletivo, o social, como veremos adiante. [1] 

O eu-lírico dobra a gola do casaco de inverno favorito ao mesmo tempo em que vê crianças na rua sem nem ter o suficiente para se alimentar. Diante disso ele é tomado por uma reflexão existencial. Então ele se pergunta quem ele é para ser cego (no sentido de alienação) e fingir não perceber as necessidades das crianças? a menção que ele faz às crianças é proposital pois é mais fácil a sensibilização com elas, já que por muitas vezes negamos a humanidade dos outros. [2] 

É percebido por ele o que ignorou todo o verão, as outras pessoas. Depois ele percebe a existência dos outros e que estes também tem necessidades, assim como ele próprio. Um gargalo de garrafa quebrada faz uma menção aos mendigos que também tem suas almas quebradas devido a humanidade que lhes foi rejeitada. Pessoas estas que seguem uns aos outros no vento da análise de sua situação pois eles não tem para onde ir, é feita questão de versar que você sabe disso. [3] 

O eu-lírico começa algo com alguém que está na frente do espelho, ele pede a esta que mude suas maneiras, pede para que o homem do espelho mude sua percepção limitada do mundo. Para que abandone a postura desumana. A mensagem dele não poderia ser mais clara e objetiva, é uma autocrítica. Se você quer fazer do mundo um lugar melhor deve antes de tudo fazer autocrítica e mudar a si mesmo, mudar o que está de errado consigo, abandonar a desumanidade, a hipocrisia, o ódio, o preconceito... etc. Então o eu-lírico fala que identificou seu problema, ele está sendo vítima de um amor egoísta. [4] 

Seria o eu-lírico ele mesmo se ele fingisse para si mesmo que as pessoas que estão em condições desumanas não estão sozinhas? Pois, os desumanizados estão numa luta sozinhos para sair desta condição porque muitas vezes preconceito daqueles que acreditam serem humanizados dificultam a luta deles pela sua humanização. Como apontado na música, ao negar a humanidade do outro é negar também a si próprio. Há pessoas com o coração partido por terem sua humanidade negada, eles seguem o rumo do vento na análise de sua situação e ansiando pela sua superação, você vê isso. Por isso o eu-lírico começa por ele, já que ele tem onde ficar por que negar/ignorar os que não tem? [5] 

É apresentado então o refrão pelo eu-lírico remetendo a autocrítica. Neste não irei fazer análise pois ele é claro, ao mesmo tempo ele convida você para olhar para si mesmo e fazer a mudança. [6/7] 

Continuando as menções à autocrítica, o eu-lírico pede para que você mude seus modos. É melhor mudar do que permanecer com modos desumanos (negar a humanidade dos outros, e pior de tudo pensar que os oprimidos são os culpados de sua opressão). [8] 

Você deve fazer o bem quando ainda tem tempo, pois enquanto você fecha seu coração (no sentido de humanidade) você não consegue barrar a razão (mente) que lhe indica a humanidade. Então, para manter a postura incoerente é necessário abdicar da razão. Ao fazer isso torna-se desumano aquele que nega a humanidade dos desumanizados. Percebemos então, que na lógica egoísta não há humanidade nem para o oprimido tampouco ao opressor. [9]

O eu-lírico exige do homem que está na frente do espelho que mude os seus modos através da autocrítica, novamente o refrão [10]. Para o eu-lírico a mudança vai fazer muito bem a ele, é necessário parar com pensamento/atitudes desumanas. [11]

O homem do espelho versa que vai fazer a mudança ainda hoje. O eu-lírico fala ao homem do espelho que ele deve fazer a mudança, a humanidade não pode ser abandonada, nem a si mesmo com a desumanização. Várias vezes é remetida a ideia de que a mudança é urgente devido a forma que a estrofe ocorre. [12]

Sim, então mude. O que você está esperando para fazer autocrítica? [13]

Considerações

Uma letra objetiva que nem sequer precisaria ser analisada. Entretanto, muitas pessoas já estão cegadas, conforme a música versa, e fecharam seu coração e mente para manter esta postura livre de crítica e autocrítica. A composição nos instiga a perceber o que não queremos mais ver. Aliada a música ao videoclipe é reforçada a clareza da mensagem que é apresentada, é uma opção pela humanização que é extremamente necessária nesta sociedade consumista/individualista/egoísta.

PS. A letra da música me lembram o filósofo Jean-Paul Sartre e o filósofo Paulo Freire.



2 comentários:

  1. Muito bom, Douglas. Bom o texto e boa a música (que eu não conhecia). Colocarei duas interpretações diferentes sobre duas passagens. A primeira é sobre "Um verão ignorado/Um gargalo de garrafa quebrada/E a alma de um homem", não pensei na figura do mendigo, mas da bebida como fuga do eu-lírico, que, por isso mesmo, por fugir da realidade, ignora a vida (o verão). A outra é sobre a mesma estrofe, mas os outros versos: "Eles seguem uns aos outros no vento, você sabe
    Porque eles não tem pra onde ir". Aqui mostra que os abandonados seguem uns aos outros, indicando que, mesmo nesta situação, desumanizados, ainda sim, possuem sua humanidade e permanecem unidos, tentando se ajudar(diferente de quem vive em outra realidade e lógica, onde um quer passar por cima do outro).

    Excelente tema e música. O homem no espelho retrata, como você disse, a autocrítica, mas ainda mais: o autor (Michael Jackson)cria um eu-lírico que fala sobre um homem no espelho, isto é, a ele mesmo; porém, isto é o mesmo que falar ao outro (e a música fala sobre os outros), ao mesmo tempo em que a mensagem fica para nós e nós devemos nos olhar e perceber o que somos. É um jogo de reflexos incrível.

    Quanto à estética, o uso do refrão repetido várias vezes já cria a imagem de um homem repetindo uma mensagem a si mesmo, já é o efeito do espelho, mas em áudio, mas em eco.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, muito obrigado pelo seu feedback.

      De fato, devo concordar com suas considerações de interpretação. Não havia percebido desta forma e elas são muito plausíveis. Gostei também da sua ponderação sobre estética, algo que eu não tinha me atido.

      Muito obrigado por engrandecer esta análise.

      Excluir

Opinioes & Opiniões 3

Após alguns anos, retorno para redigir um terceiro texto sobre Opiniões. O que me motivou foi uma série de interações que tive na internet, ...