sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O que é Cultura?

O QUE É CULTURA?



  1. A Cultura é Simbólica - se organiza em torno de símbolos e signos, cujos significados são constituídos pela sociedade, isto é, envolve a elaboração e aceitação de padrões, normas, hábitos e costumes, histórias, cujo significado é partilhado por indivíduos em sociedade.            
  2. A Cultura não é inata - o fato de não ser inata concede a cultura um caráter de aprendizado, isto é, os indivíduos não nascem portadores de cultura, mas eles aprendem as capacidades, habilidades e valores que são definidos pela sociedade como importantes.                                    
  3. A Cultura pressupõe uma linguagem - sendo a cultura algo que é aprendido, ela necessita, obrigatoriamente, de uma linguagem, de um instrumento de comunicação. Não estamos dizendo que a cultura necessita somente da escrita, sendo que as formas de comunicação utilizadas para a transmissão cultural são inúmeras (fala, gestos, símbolos...).                               
  4. A Cultura possui um caráter social - ela se refere sempre a um grupo do qual o indivíduo faz parte. Não há cultura produzida por um indivíduo isoladamente. Para que haja produção da cultura, é essencial o engajamento dos indivíduos no grupo, na coletividade.                                  
  5. A Cultura é um instrumento de coesão social - a cultura mantém os indivíduos unidos em torno de determinados ideais que são socialmente constituídos. Sendo assim, a cultura é um elemento indispensável à manutenção da ordem social, na medida em que envolve o aprendizado de hábitos, normas, tradições, valores e comportamento por parte dos indivíduos. Nesse sentido, a cultura pode ser vista como socializadora.                                                                                       
  6. A Cultura é dinâmica - a cultura está sempre em movimento, mesmo que de maneira imperceptível, pois muitas vezes essas mudanças são lentas e não aparecem de imediato a nossos olhos. 


O termo cultura é realmente cheio de especificidades, visto que aborda questões que muitas vezes estão escondidas sob as relações de nossa sociedade. Não podemos pensar em nossa sociedade sem pensar nas relações culturais que a construíram e as que a modificam, sendo que a realidade existente hoje em nossa sociedade, é muito diferente de vinte, trinta anos atrás. Só podemos compreender essas mudanças, se levarmos em consideração os aspectos sociais, históricos e culturais de nossa sociedade. 

2 comentários:

  1. Faltou dizer que, para ser cultura, é preciso ter algo de útil e que engrandeça o ser envolto. Isso acusa o que fazem às mulheres (a mutilação, por exemplo) em alguns países e algumas "coisas" que tentam considerar como cultura (funk ostentação, por exemplo), mas que diminuem o ser, como barbárie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim certamente, faltou dizer que tem que ser algo que acrescente ao ser humanisticamente falando e não que prejudiquem-o.

      Excluir

Setembro Amarelo

  Quando se trata de saúde é muito mais fácil imaginarmos situações relacionadas a saúde física. Procuramos médicos para auxiliar-nos nesse ...