terça-feira, 15 de setembro de 2015

Etnocentrismo europeu e norte-americano

Para entendermos a melhor a questão do etnocentrismo, o que leva muitos a pensar que as etnias europeias e norte americanas são superiores à brasileira, precisamos entender a constituição do eurocentrismo. No final do século XIX e início do século XX, em plena era da expansão colonialista dos países industrializados, a conquista por territórios teve como principal objetivo a busca de matérias-primas e ampliação de mercados para as mercadorias produzidas e os excedentes de capital. Segundo Bruit (1994, p.05)
"Entre 1870 e 1914 a Europa e os Estados Unidos arquitetaram a conquista política, econômica e cultural da África, Ásia, Oceania e América Latina. Repartiram o mundo entre si e organizaram poderosos impérios coloniais que só tinham em comum o desenvolvimento da acumulação capitalista."

Ao longo da segunda metade do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seu domínio com um amplo movimento de conquista militar e econômica, promovendo uma divisão geopolítica dos continentes africano e asiático. Esses países desenvolveram uma economia internacional baseada na concorrência de mercados, na ampliação do consumo e no aumento de investimento em capitais, fortalecidos por ideologias nacionalistas. Paralelamente intensificou-se a produção armamentista, considerada estratégica para garantir a colonização e dominação.
Outro aspecto importante desse contexto é que as indústrias conquistaram rapidamente os mercados de muitos países latino-americanos, causando, nesses últimos, uma dependência econômica típica do imperialismo. A industrialização permitiu um grande enriquecimento dos países europeus e, consequentemente, uma melhora das condições de vida da população, que passou a incorporar os padrões de consumo burguês-capitalista (HOBSBAWM, 2001)
Nesse contexto político-econômico, estabeleceu-se um posicionamento etnocêntrico por parte das nações europeias, na medida em que intensificaram a imposição de sua cultura. A Europa, considerada "berço" da civilização ocidental, difundiu os valores da cultura burguesa capitalista sobre os demais territórios do globo, fortalecendo seus mecanismos de dominação. No Brasil, por exemplo, a chegada da família real em 1808 reforça ainda mais a introdução dos costumes europeus nas maiores cidades do país, começando pelo Rio de Janeiro, transformada em capital da província.

Adendo: 

"A incorporação de tão diversas e heterogêneas histórias culturais a um único mundo dominado pela Europa, significou para esse mundo uma configuração cultural, intelectual, em suma inter subjetiva equivalente à articulação de todas as formas de controle do trabalho em torno do capital, para estabelecer o capitalismo mundial. Com efeito, todas as experiências históricas, histórias, recursos e produtos culturais terminaram também articulados numa só ordem cultural global em torno da hegemonia europeia ou ocidental. Em outras palavras como parte do novo padrão de poder mundial, a Europa também concentrou sob sua hegemonia o controle de todas as formas de controle da subjetividade, da cultura, e em especial do conhecimento, da produção do conhecimento" (QUIJANO, 2005. p. 227-278)

Referências:
BRUIT, Héctor Hernán. O imperialismo. 14 ed. São Paulo: Atual, 1994.
HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: 1789 - 1848. 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
(QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrico e América Latina. In LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 227-228).

3 comentários:

  1. Muito bom o texto. O legal de ser curto é que serve como um impulso para novas pesquisas. Lendo sobre a influência europeia nas formas de viver no mundo, lembro automaticamente do Iluminismo, na Filosofia (caso você se interesse em fazer pesquisas e complementar o seu texto, seria muito bom), que mudou a forma de pensarmos. Na Literatura, também, tivemos a influência europeia na forma de escrever, que só foi mudar com o Romantismo — dialeticamente, cria-se o nacionalismo brasileiro baseado no que estava acontecendo na Europa (nacionalismo de tudo o que é país, cada um a seus costumes, ou novos costumes). Legal ter posto fontes também, além de reforçar o texto, caso alguém se interesse, já tem onde pesquisar. Muito legal. Parabéns.
    Só uma coisa: No penúltimo parágrafo, "Europa" está escrito "Eurpoa".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, muito obrigado pelo seu comentário e por acrescer estas informações. Aliás, o iluminismo teve sim muita influência sobre nós. Inclusive é interessante ressaltar que nossa língua oficial é herdade de nosso colonizadores europeus.

      Sim é uma coisa que quero fazer nos próximos textos é citar fontes também, acho muito útil e dá mais embasamento ao que se fala, mostra que não é um pensamento desconexo e perdido. Embora ainda há muito para evoluir.

      Corrigi o "Eurpoa", obrigado pela revisão. E agradeço num geral por todo seu comentário.

      Abraço.

      Excluir
  2. Vejo quanto mais estudo Filosofia,sociologia da Religião, outras matérias voltada para a História do Brasil etc.. E lamentável que o Brasil não tem nada de Autenticidade .

    ResponderExcluir

Opinioes & Opiniões 3

Após alguns anos, retorno para redigir um terceiro texto sobre Opiniões. O que me motivou foi uma série de interações que tive na internet, ...