segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Carl Sagan Day | O Dia do Grande Cientista


O DIA DE CARL SAGAN - O DIA DO GRANDE CIENTISTA


Hoje é dia de Carl Sagan, em 09 de Novembro de 1934 nascia um dos maiores, senão o maior divulgador científico da história, falecido em 1996 inspirou e continua a inspirar gerações. Desenvolveu inúmeras atividades em prol da ciência e de sua divulgação, de fato um motivo de inspiração.

Carl Sagan até o presente momento foi e continua sendo minha maior inspiração nesta jornada pelo conhecimento, foi minha motivação quando criei e fundei o Ciência Sem Censura em 2011 que posteriormente tornaria-se o Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC.

É de lembrança muito vívida que em uma tarde de algum momento do ano de 2008 em que estava eu a procurar algo de interessante na televisão aberta brasileira, cansado de ver tantos programas fúteis e sem sentido, questionava-me se haveria algo produtivo para mim, à época ainda não me interessava por assunto científicos nem tampouco ampliação de conhecimentos neste âmbito. Porém, por algum motivo, farto de não ter nenhum conteúdo interessante lá estava a navegar pelos canais procurando algo diferente. Eis então, que paro no canal TV Escola e lá aparece a figura de um homem próximo a um penhasco e ondas batendo versando: "O cosmos é tudo aquilo que é, foi ou será(...)" e neste momento a câmera em zoom foca a imagem de Carl Sagan. Por coincidência sintonizei no início do primeiro episódio da série Cosmos de Sagan. Aquela frase mexeu comigo no momento em que a ouvi, uma frase muito profunda que dava uma ideia do que estava por vir, aquilo me cativou naquele instante.  


















Continuei a assistir, e a cada frase e a cada reflexão feita me surpreendeu, um novo campo de conhecimento, novas ideias sendo compartilhadas comigo através de um programa de televisão produzido por um cientista e divulgador científico no ano de 1980, vinte oito anos depois estava eu a assistir pela primeira vez a série Cosmos e iniciando minha jornada em busca do conhecimento graças a Sagan.

Desde então, minha compreensão do Cosmos nunca foi a mesma, sempre inspirada em querer conhecer mais sobre ciência, astronomia, filosofia e debates sobre assuntos que agregam intelectualmente, depois de três anos inspirado por ele e ver completamente a série Cosmos, voltar-me à ciência e a forma de pensar do conhecimento científico o mesmo jovem que procurava algo interessante na televisão decide criar um projeto para compartilhamento, divulgação e aproximação de pessoas que tem o interesse em assuntos relacionados a ciência, inspirado pelo maior divulgador científico da história, logo após a fundação do Ciência Sem Censura, este mesmo jovem no anseio por mais conhecimento ingressa na graduação em física com objetivo da astronomia e torna o Ciência Sem Censura em Grupo de Astronomia e Física Concórdia-SC, que atualmente tem iniciativas reconhecidas pela comunidade que participou de atividades e pela União Astronômica Internacional, e parceria com o programa UNAWE da Universidade de Leiden. Numa tentativa de continuar o trabalho de Sagan e continuar inspirando gerações com a ciência e o conhecimento científico.

Muito tempo sendo inspirado por este adorável ser humano que hoje voltou a ser poeira das estrelas, como ele mesmo versava "Somos poeira das estrelas" decido dedicar um texto pessoal ao mesmo. Sem muitas coisas complexas a escrever a detalhar a única coisa que sinto-me no dever de expressar é que Carl Sagan, literalmente transformou minha vida, numa perspectiva jamais antes imaginada. Se tivesse a oportunidade de conhecê-lo eu faria de tudo para tal.

Espero que com este texto, quem o ler, possa servir como uma indicação para conhecerem o trabalho que foi feito por Sagan e o trabalho que surgiu por muitos cientistas depois dele, inspirados por ele. E que, de algum modo saibam que também há alguém que foi inspirado pelo mesmo. Carl Sagan deve ser celebrado como uma figura marcante para o progresso da ciência e do compartilhamento de conhecimento científico de um viés humanista.

Carl Sagan, muito obrigado! obrigado por contribuir por minha busca pelo conhecimento, mesmo estando extremamente distantes neste oceano de Espaço/Tempo.

Alguns hiperlinks que talvez possam interessar:
Dia de Carl Sagan (GAFC)
Por que ensinar Ciência? (GAFC)
Última entrevista de Carl Sagan (Vídeo)
Pálido Ponto Azul (Vídeo)
Série Tributo à Carl Sagan
Quem fala pela Terra? (Carl Sagan)
The Carl Sagan Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinioes & Opiniões 3

Após alguns anos, retorno para redigir um terceiro texto sobre Opiniões. O que me motivou foi uma série de interações que tive na internet, ...