Neste, constará algumas reflexões sobre a relação da sociedade com a educação, que tive há alguns meses. E agora resolvi deixar registrada de forma de mais fácil acesso.
Pois bem, abordando o tema da relação da educação com sociedade percebemos que é um tema complexo e delicado, ainda mais do ponto de vista de como se define a educação e a sociedade, bem como entender sua interligação. Alguns autores vão defender que a educação é a preparação para a vida em sociedade, outros diriam que ela é uma instância da vida social, uma relação social, outros que é apenas uma preparação para o mercado de trabalho.
“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto, e pelo meio moral a que a criança, particularmente, se destine” (DURKHEIM)
A questão da educação em seu caráter de escola, deveria por sua essência que transpor o conhecimento científico e historicamente acumulado para a criança/adolescente. Porém, devemos compreender que a educação é um reflexo de nossa organização social atual, bem como dos interesses políticos e econômicos da mesma. Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia (apud in FONSECA) constata para nós que a educação não é neutra, politicamente/ideologicamente falando.
Neste ponto, gostaria de citar o sociólogo Ivan Illich e sua crítica sobre a educação no livro Sociedade sem Escolas, ele versa que a educação nos modelos atuais é institucionalizada e que a escola em si não é um ambiente de aprendizagem garantido, que: Educação difere de Aprendizagem e Diploma difere de Conhecimento. Então a educação em si, seria toda e qualquer instância social, não somente a educação que encontra-se na escola.
Um paralelo, por exemplo, é aqueles que criticam os cursos à distância, por serem algo diferente do "tradicional", pois pensam que é mais fácil e/ou não apresenta aprendizado ao aluno, porém é preciso se perguntar: Quem está a estudar no EaD consegue desenvolver-se numa perspectiva de aprendizagem melhor? A resposta é: É possível, depende de muitos fatores, por isso que a educação é um dos principais debates na sociologia desde suas origens.
Porém, há vários paradigmas da estrutura da escola, temos claramente um conceito de função social escolar teoricamente definido, por várias bibliografias. No entanto, há várias formas de interpretar a escola, seja ela como um sistema político, como um cérebro, como máquina, como um ser vivo etc... isto visto no aspecto organizacional dela.
Também há a questão de diversidade cultural dentro da mesma, mas por vários fatores ainda existentes, observamos a questão do racismo, por exemplo. Ao que eu pude refletir pela minha vivência na escola considerada tradicional, há uma defasagem do que se "prega" para o que se "faz".
Na escola, influenciada pelo sistema capitalista, há fortemente impregnada em si um muro que limita o livre pensamento, pois o sistema atual, afirma-se em sua ideologia como o coerente e todos os atingidos por ele, devem pensar de maneira a manter seu status quo.
Acredito que se fosse possível implantar a ideia da teia educacional, de Ivan Illich. Teríamos uma forma de romper com o paradigma institucionalizado da escola no sentido de ser única forma de conhecimento crível. Paradigma que afirma que a mesma seria única legitimada e a única que garantiria a aprendizagem/educação. Mas vale lembrar que Educação difere de Aprendizagem.
Então creio que há uma discussão forte em torno da criação de uma Teia Educacional, ou seja, a escola não como topo de uma hierarquia de Ensino, mas sim na relação com a Sociedade, Família e diversas outras interações sociais.
Referência:
FONSECA, Andre A. Toda a Educação é Política. pedagogia da autonomia, Paulo Freire. Acesso em: 05/03/2016.
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